Quadro de distribuição em casa: 7 cuidados essenciais.

Quando se fala em energia elétrica, todo cuidado é pouco. Com a correria do dia a dia, algumas precauções são deixadas de lado, como, por exemplo, o cuidado no manuseio do quadro de distribuição. 

Antes de entrarmos nossos detalhes sobre o tema, vamos entender melhor o que é o quadro de distribuição e qual a sua função.

Os quadros de distribuição elétrica é onde são feitas as conexões dos condutores elétricos interligados aos dispositivos de proteção e manobra.

Entretanto, independentemente de suas particularidades, pode haver curto-circuito e outras consequências, caso o manejo seja realizado de maneira errônea.

O chuveiro elétrico é amplamente conhecido por parte da população e é o mais utilizado nas residências brasileiras pela sua facilidade de instalação.

É sobre isso que vamos falar nos próximos minutos.

 

Se você quer saber como mitigar riscos ao manusear o quadro de distribuição em casa, continue a leitura. 

Uma das comodidades que o chuveiro eletrônico oferece o controle da temperatura de maneira “personalizada”, diferentemente do chuveiro elétrico.

1º Atente-se às identificações no quadro de distribuição

É fundamental, ao terminar qualquer manobra ou manejo simples das conexões presentes no quadro, que você (ou o profissional que esteja fazendo o trabalho) identifique todas elas através de etiquetas e adesivos.

2º Não faça nenhuma manutenção no quadro com a energia ligada

Nada deve ser feito no quadro de distribuição enquanto a energia estiver ligada (por mais simples que seja). Circuitos elétricos, ainda que muito bem planejados, são relativamente instáveis a todo o momento e exigem muita atenção. 

3º Mantenha o quadro sempre fechado 

Pode parecer uma obviedade, mas é um detalhe muito importante e determinante para que se evite acidentes. 

Manter o quadro devidamente fechado pode evitar incidentes domésticos geralmente comuns por falta de cuidado.

Dicas extras para uma instalação segura:

  • Ao instalar o sistema elétrico é importante fazer a separação dos circuitos para facilitar a manutenção e evitar sobrecarga na rede;
  • Além disso, esse cuidado também permite desligar circuitos individuais de pontos da casa para realizar os trabalhos;
  • O tamanho do quadro de luz e a quantidade de disjuntores vão variar de acordo com o projeto elétrico. Por isso, analise qual é sua necessidade antes de comprar;
  • O quadro de distribuição de luz pode ser interno ou externo, mas deve ser instalado em um lugar acessível para facilitar a manutenção. A tampa que veda o quadro deve poder ser aberta, no mínimo, 90º para o manuseio com segurança.
Gostou das nossas dicas? 
Não deixe de acompanhar nosso blog e nosso Instagram @construdevasbo

 

As melhores condições de pagamento, ótimos preços e atendimento de primeira é aqui 😉

R. Natal, 882 - Cidade Nova

Santa Bárbara d'Oeste

(19) 3458-4258

19 98260-4444 (WhastApp)

Seg à Sex - Das 07h30 às 18h

Aos sábados das 07h30 às 12h

×